Vinho tinto contra cáries?
Boas notícias para todos os amantes da boa comida e do bom vinho. Com as suas propriedades antioxidantes na luta contra o desenvolvimento de certos cancros e doenças cardiovasculares, o vinho tinto poderá desta vez ser preferido pelos…dentistas! Com efeito, as conclusões de um estudo espanhol e suíço publicado na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry revelam que um componente do vinho tinto ajuda a matar as bactérias responsáveis pela formação de cáries.
O estudo foi realizado em bactérias criadas em laboratório, em ambiente e condições próximas ao ambiente bucal. As culturas destas bactérias foram expostas a diferentes soluções à base de vinho tinto:
-Vinho tinto clássico
-Vinho tinto enriquecido com extratos de sementes de uva
-Vinho tinto sem álcool
-Água misturada com álcool
As análises mostraram que o vinho tinto com ou sem álcool teve ação contra o desenvolvimento de bactérias. Os resultados mais notáveis foram obtidos com extratos de sementes de uva. Ao contrário da crença popular, não é o álcool o responsável por este fenómeno, mas sim os polifenóis naturalmente presentes no vinho tinto.
Desde então, a Universidade de Zurique tem se concentrado no desenvolvimento de soluções odontológicas e cremes dentais à base de polifenóis.
Enquanto se espera a chegada desses produtos ao mercado, não é proibido iniciar um programa anticariogénico à base de vinho tinto, com moderação, claro, tendo em conta que o abuso de álcool é perigoso para a saúde!