Suplementação nutricional
A suplementação ajuda a corrigir falhas nutricionais que resultam de uma alimentação pobre, questões metabólicas ou de saúde. Quais são os melhores aliados para dias com mais energia?
Vivemos em ritmo acelerado e, na correria do dia a dia, às vezes a energia falta. O cansaço pode ser um sinal de patologias específicas, a despistar se persistir, mas muitas vezes não é mais do que um alerta do corpo para o défice de vitaminas e minerais. Estes micronutrientes são essenciais para o bom funcionamento do organismo, ativando centenas de processos que, nalguns casos, passam por converter os nutrientes daquilo que comemos em energia utilizável.
As vitaminas do complexo B têm um papel especialmente relevantes aí. O défice de vitamina B12 conduz à anemia, cansaço e fadiga muscular. Acontece o mesmo se os níveis de ferro estiverem baixos, algo que será corrigido mais eficazmente em condições normais um reforço simultâneo de vitamina C, que favorece a absorção do ferro. E falar em vitamina C é entrar no domínio dos micronutrientes com efeitos antioxidantes, críticos na proteção do organismo a agressões externas, reforço do sistema imunitário e bem-estar geral, em que também estão as vitaminas A e E. Outras presenças habituais em esquemas de suplementação para quem precisa de um reforço energético são minerais como o zinco e o magnésio.
Em condições normais uma alimentação saudável garante o aporte suficiente dos nutrientes.
Em determinadas situações pode ser necessário recorrer a suplementos nutricionais. Aí, o acompanhamento médico e/ou de um nutricionista é fundamental para evitar riscos para a saúde.