SELANTE DE FISSURAS DENTÁRIAS
O que é um selante de fissuras dentárias?
Um selante de fissuras dentárias é uma espécie de verniz que se aplica na superfície fissurada dos dentes, com o objetivo de prevenir o aparecimento de cáries.
É aplicado principalmente em crianças, nos molares e pré-molares definitivos, pois são estes os dentes que apresentam uma capacidade de retenção do selante. Preferencialmente, devem ser colocados logo após a sua erupção, entre os 5-8 anos para os primeiros molares e os 10-14 anos para os pré-molares e os 2ºs molares.
Como ele atua?
O selante de fissuras dentárias atua como uma barreira física, de modo a impedir a entrada de bactérias nas fissuras dos dentes.
O principal motivo para a aplicação de selantes de fissura é, de facto, a prevenção da cárie dentária. Trata-se de uma técnica não invasiva, rápida, indolor e pouco dispendiosa.
Eficácia e prevenção:
Muito eficaz em termos de prevenção, o selante deve ser aplicado apenas quando integrado num programa mais alargado de prevenção e não de forma isolada, daí ser importante integrar uma aplicação de flúor tópico (de alta concentração), fortalecendo assim o esmalte e ajudando na sua maturação, assim como de uma correta técnica de higiene oral.
De que forma é aplicado o selante de fissuras dentárias?
Em termos mais técnicos o procedimento pode ser descrito da seguinte forma:
Antes da aplicação do selante a superfície do esmalte é tratada com um ácido que vai aumentar a adesão do selante. O ataque ácido faz com que na superfície do esmalte se formem uns microporos que permitem a entrada do selante, ficando este aí retido através de microretenções, após a polimerização.
Para finalizar convém salientar que a aplicação de selantes não dispensa a realização de uma consulta de controlo de 6 em 6 meses.