Saúde Oral na Gravidez

Mitos e verdades sobre a saúde bucal da gestante e do bebê | Somos Mães

Gostaríamos de  desfazer um mito, que muitas vezes  este , transita de geração em geração: os dentes não enfraquecem na gravidez por haver passagem do cálcio para o bebé, uma vez que este mineral se encontra nos dentes da futura mamã, de forma estável e cristalina, não estando disponível para a entrar em circulação.

Uma grande parte das grávidas ignoram os cuidados de saúde oral, muitas vezes por receio de prejudicar o bebé, o que origina que mais tarde isso acarreta consequências.

Em caso de dor/infeção, nos dentes ou gengivas, deve consultar o seu médico dentista, e tratar de imediato a situação dolorosa.

Face às alterações hormonais, durante a gravidez é propicio o sofrer de gengivite, doença periodontal. Um dos primeiros sintomas é o sangramento gengival.  Ao mínimo sinal de alarme, deve rapidamente consultar o seu Médico Dentista.

Alertamos que visite o seu Dentista, se possível antes de engravidar, para avaliar o estado geral e corrigir alguma situação que possa ser exacerbada o percurso da gravidez. Caso não seja possível antes de engravidar, deve marcar tão breve quanto possível.

A saúde oral da grávida influencia diretamente o bem-estar do bebé. Cuide de si, e ao mesmo tempo do seu bebé! Viva esta etapa, de forma plena você merece e o seu bebé também.

Agende consulta e desfrute dos nossos trabalhos!

Partilhe este artigo