Rosácea

O que é?

Consiste numa pequena  inflamação crónica comum da pele que pode afetar homem ou mulheres, ocorrendo mais frequentemente a face. Quando não é tratada vai piorando no decorrer do tempo. Muitas vezes  pode ser confundida com acne, eczema bem como alergias.

É mais comum entre mulheres de meia idade e portadoras de pele clara. Embora as causas não sejam totalmente conhecidas, existem várias formas de aliviar os seus sintomas e tratamento com laser vascular.

A Rosácea  apresenta-se com, vasos dilatados e sensação de calor na região central da face. Com a evolução da doença podem aparecer inchaço e pústulas. Em certos pacientes pode atingir os olhos. Numa fase inicial, surge por pequenos períodos, mas, com o tempo, a situação tende a tornar-se constante. Há uma incidência maior nos adultos entre os 30 e 50 anos sendo mais frequente nas mulheres de pele clara.

Existem vários tipos de rosácea, com diferentes sinais e sintomas:

• Rosácea eritemato-telangiectásica: Na rosácea eritemato-telangiectásica os doentes apresentam apenas eritema (“vermelhidão”) e telangiectasias (pequenos vasos dilatados à superfície da pele). Estas alterações habitualmente surgem sobretudo no nariz e maçãs do rosto, mas ocasionalmente podem também afetar outros locais, como o queixo ou as orelhas.

• Rosácea pápulo-pustulosa: Na rosácea pápulo-pustulosa surgem pápulas e pústulas (borbulhas ou espinhas com ou sem pús, semelhantes às da acne). Este subtipo pode ser confundido com acne. Contudo, uma das diferenças é a ausência de comedões abertos ou fechados (pontos negros ou brancos, respetivamente) nos doentes com rosácea.

• Rosácea fimatosa: Na rosácea fimatosa os doentes apresentam um aumento das dimensões de certas áreas da cara (por exemplo, um nariz volumoso e deformado no caso do rinofima). Observa-se ainda um aumento da espessura da pele e um marcado desenvolvimento das glândulas sebáceas. O local mais atingido é o nariz, mas também pode ocorrer envolvimento do queixo, da testa ou das bochechas.
  • Rosácea ocular: Na rosácea ocular há atingimento dos olhos, que podem ficar irritados e vermelhos. Os doentes podem queixar-se de comichão ocular, sensação de picadas, sensibilidade à luz (fotofobia) ou sensação de corpo estranho (“sentir areias nos olhos”). O envolvimento ocular surge na maioria dos doentes com rosácea.

Existem ainda variantes mais raras, como a rosácea granulomatosa.

É frequente os doentes apresentarem simultaneamente mais do que um tipo de rosácea. Sintomas comuns incluem sensação de calor, ardor, picadas ou comichão na cara.

Causas

Não se sabe a sua causa, mas são conhecidos fatores desencadeantes ou de agravamento da patologia: ambientes quentes, lareiras, luz solar, frio e vento, bebidas quentes, bebidas alcoólicas e especiarias, bem como fatores emocionais.

Diagnóstico

Não há teste clínico específico para a rosácea. O exame da pele e o contexto do aparecimento das lesões, localização, tipo de lesões, associado à história clínica do doente, facilitam o diagnóstico.

O diagnóstico precoce e o tratamento imediato reduzem significativamente o risco de progressão da doença.

Tratamento

Existem no mercado  várias terapias disponíveis, contudo, depende da gravidade da doença.

A pele da pessoa com rosácea é extremamente sensível e há que ter cuidado na seleção dos produtos de higiene e cosméticos. A aplicação regular de protetores solares é também importante.

O tratamento com luz pulsada (IPL) é a melhor solução nos casos de vermelhidão e vasos dilatados.  Aplicação de laser vascular é o tratamento mais eficaz no momento., o paciente terá que fazer algumas sessões para coagular esses mesmos vasos existentes permitindo tratar esse problema.

Na existência de pústulas, as terapêuticas antimicrobianas e antiparasitárias são habitualmente eficazes. Por vezes, é ainda necessário recorrer a fármacos, antibióticos como  com isotretinoína.

Prevenção

Sendo a sua causa conhecida, o surgimento não pode ser evitado. Possíveis fatores desencadeantes da rosácea podem ser evitados:

• As exposições ao sol/vento
  • Stress emocional