Perguntas frequentes sobre facetas dentárias
Perguntas Frequentes sobre Facetas Dentárias
As facetas dentárias podem estragar os dentes?
Não. As facetas dentárias podem até ser consideradas como um reforço natural da estrutura dentária. As facetas são uma finíssima lâmina cerâmica que após aderida na superfície dentária tem um comportamento ótico e funcional muito parecida à estrutura dentária natural.
As facetas dentárias podem provocar mau hálito?
Não. Após a adesão da faceta dentária ao dente, estes passam a ser um só elemento. O mau hálito só surge se não manter uma boa higiene oral, utilização do fio dentário, limpeza da língua e uma escovagem eficaz pelo menos 2 vezes ao dia, manter consultas periódicas para controlo e higienização da saúde oral geral, estes pontos são essenciais na manutenção e longevidade das restaurações dentárias, incluindo as facetas.
As facetas dentárias são definitivas e duram uma vida?
Sim. As facetas dentárias podem efetivamente durar uma vida. No entanto, é preciso manter as consultas de rotina para higienização e prevenção para cuidar das suas facetas e da saúde oral.
Como funciona a colocação de facetas dentárias?
A aplicação das facetas envolve, por norma, uma retificação da estrutura dos dentes. Este é um procedimento muito pouco invasivo, apesar de ser necessário realizar um desgaste (mínimo) da superfície dentária.
Em média, todo o processo, que culmina com a colocação final, leva por volta de 3 semanas.
- Após uma consulta inicial, realizam-se os moldes para que as facetas sejam feitas, à medida do paciente, no laboratório.
- Na consulta de colocação, o Médico Dentista avalia a cor, o formato e a forma de como as facetas se ajustam ao paciente.
- Se estiver tudo correto, passa-se então para a limpeza dos dentes, que é muito importante para evitar que as bactérias fiquem presas nas facetas – e possam causar cáries.
- Depois, procede-se ao desgaste dos dentes. O objetivo é criar as condições ideais para a coroa ser fixada no dente. Para a fixação, o Médico Dentista utiliza um cimento dentário que é, de seguida, endurecido com uma luz ultravioleta. Esta última consulta não dura, em média, mais de 2 horas.
Posso beber álcool e/ou fumar com facetas dentárias?
Igualmente, tal como com os seus dentes, para evitar manchas e fissuras, deverá ter cuidado com corantes, tabaco, alimentos ou morder materiais duros e visitar regularmente o seu dentista. É sempre favorável adotar um estilo de vida saudável, uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico para a qualidade de vida geral.
Posso ter dor de dentes com facetas dentárias?
Sim. Os dentes com facetas continuam vitais e comportam-se como um dente natural. Por isso, a higienização e cuidados devem ser mantidos, assim como visitas periódicas ao dentista para evitar dores de dentes e outros problemas orais.
Qual a melhor pasta de dentes para facetas?
Deverá ter em consideração as indicações do seu médico dentista, que terá em consideração o seu meio oral e qualidade de tecidos de suporte (osso e gengiva). Contudo, estão contraindicadas pastas branqueadoras e pastas abrasivas, são também recomendadas escovas com cerdas macias e flexíveis, pois este tipo de cerdas não risca a resina e mantém o brilho do material.
Qual é a diferença entre facetas dentárias de porcelana e de resina?
As principais diferenças entre facetas dentárias de porcelana e de resina são a maior resistência e durabilidade.
A maioria dos estudos demonstram que os materiais cerâmicos são os mais indicados na confeção das facetas dentárias. Tal facto prende-se não só com a sua resistência, como também com a sua maior semelhança com o aspeto natural dos dentes quando comparadas com os outros tipos de facetas, nomeadamente as facetas de resina.
Relativamente às facetas dentárias de resina, são um pouco mais económicas, o procedimento é mais rápido, sendo menos resistentes possuem o risco de alterar de cor com o passar do tempo.
A escolha dependerá das necessidades e expectativas de cada paciente.
Qual é o custo de 4 facetas dentárias para os dentes da frente?
O preço das facetas dentárias depende do material a ser usado, do tipo de preparação, extensão e complexidade de cada caso. Por esse motivo todos os orçamentos são personalizados.
Quantas facetas dentárias são necessárias para reabilitar o sorriso?
Tudo depende de caso para caso, onde temos sempre em consideração o desejo e vontade do paciente. Porém para uma transformação total e para uma perfeita harmonia do sorriso idealmente é aconselhado fazer a colocação entre 8 a 12 facetas. Para este cálculo, consideramos como mínimo o número de dentes que o paciente mostra no sorriso máximo.
Quanto custam as facetas dentárias de porcelana?
O preço para colocar as facetas dentárias varia consoante a técnica e o tipo de material considerado e obviamente o número de dentes envolvidos, sendo que o preço médio em Portugal é muito diferente quando se compara o tratamento dentário com porcelana, com os tratamentos em resina acrílica ou composta.
Nas facetas de porcelana, o preço é maior quando comparado às facetas de resina, e dentro destas, se considerada a técnica direta, ou seja, confecionada pelo próprio médico dentista, ainda tende a ser inferior.
Nas facetas de resina, o valor é inferior, contudo dever-se-á ter em conta que a durabilidade é menor e o aspeto natural que apresenta é sempre inferior, ainda que as mesmas sejam confecionadas em laboratório.
Nas facetas de porcelana, o preço médio situa-se entre os 500 e os 700 euros, enquanto que nas facetas de resina o preço médio pode variar entre os 200 a 400 euros (valores por dente).
Note, no entanto, que os preços apresentados são apenas indicativos. Para determinar com exatidão o custo de uma faceta dentária, poderá agendar uma consulta na nossa Clínica, que após avaliação, o aconselhará sobre qual o procedimento e material mais adequado para o seu caso, e posteriormente determinará o valor respetivo.