Peeling Químico

O peeling químico consiste num tratamento  médico de medicina estética que, através da abordagem de ácidos, elimina a camada mais destruída da pele, proporcionando o crescimento de uma nova pele. Este tipo de peeling tem como objetivo acelerar o processo de renovação celular, normalizar a pigmentação da pele, atenuar marcas, reduzir rugas, proporcionar um aspeto mais jovem da pele, melhorando também alguma flacidez, porosidade, e rugas. Mediante  o fototipo de cada individuo e os resultados que se esperam, deve- se ter em conta o tipo de produto  químico a utilizar. Os mais frequentemente utilizados, são os peelings superficiais, como os de ácido salicílico, ácido glicólico, bem como TCA. Conforme  a profundidade do peeling, também melhoram os resultados, no entanto, quanto mais profundo for o peeling, maior a morosidade para atingir a recuperação do paciente. Este tipo de peeling químico, permite a aquisição de uma pele mais lisa, luminosa e jovem, este é o tratamento ideal para si.

 

QUAIS OS PACIENTE EM QUE  ESTÁ INDICADO O PEELING QUÍMICO?

  • Manchas causadas pela exposição solar;
  • Melasma facial,
  • Presença de pequenas rugas (“código de barras” e “pés de galinha”, “rugas do sorriso”);
  • Flacidez;
  • Pele porosa e baça;
  • Cicatrizes de acne;

 

Face ao tipo de pele e gravidade dos sintomas apresentados, existem 3 tipos de peeling químico que podem ser realizados: superficial, médio e profundo.

  • Peeling superficial – causam uma descamação leve, atuando apenas sobre as lesões mais superficiais da epiderme. Atenua pequenas rugas e manchas e torna a pele mais homogénea e luminosa.
  • Peeling médio TCA – ocorre uma descamação mais intensa que um peeling superficial e é utilizado para tratar cicatrizes de acne, rugas mais profundas, manchas de pele mais acentuadas.
  • Peeling Profundo – provoca crostas demora mais tempo na recuperação. Visa tratar alterações da pele mais profundas e visíveis como é o caso de marcas de acne, machas, rugas mais vincadas bem como flacidez mais acentuada.

 

QUAIS AS ÁREAS DO CORPO POSSO REALIZAR UM PEELINGQUIMÍCO:

Em diversas áreas corporais. A mais solicitada e comum é o rosto, o peeling facial, mas pode ser realizado no pescoço, colo, mãos e inclusive na região genital.

 

O PEELING QUÍMICO É DOLOROSO?

Geralmente não é um tratamento doloroso, causa apenas ligeiro desconforto e ardor, e com aplicação de uma solução calmante e regenerante no final acaba por reverter, o protetor solar na face é obrigatório durante o pós tratamento.

 

QUAIS OS EFEITOS NA PELE  APÓS O PEELING QUÍMICO?

Após a realização do peeling a pele vai ficar vermelha e sensível, e tende a escurecer nos primeiros dias. Dentro de 2 a 3 dias após o procedimento a pele inicia o processo de descamação e regeneração celular, que poderá durar alguns dias, em média 5 a 10 dias.

Na fase de recuperação é de carater obrigatório hidratar a pele com creme regenerador, hidratante apropriado,  e usar proteção solar. A maquilhagem está contraindicada.

 

QUAL O PERÍODO NO ANO PARA REALIZAR O PEELING QUÍMICO?

O outono e o inverno são as alturas do ano mais aconselhadas para a realização de peeling’s, considerando que não podemos estar expostos ao sol nos 15 a 30 dias após a realização do peeling. Contudo, hoje em dia já há alguns peeling’s que são possíveis de realizar na altura do sol mais acentuado.

 

QUAL O RESULTADO DO PEELING QUÍMICO QUE SE PODE ESPERAR?

O resultado do peeling não é visível DE IMEDIATO  após o tratamento. Só após terminado o processo de descamação e regeneração celular, é esperado que a  pele fique  com um espeto mais rejuvenescida.

Com uma tez mais uniforme, luminosa e regular; com melhoria dos poros dilatados, manchas, rugas superficiais e marcas de acne.

O sucesso do peeling esperado pode sempre depender do nível de profundidade do peeling e do número de sessões realizadas, como como da lesão da pele inicial, e os anos que esta estava presente no corpo.

 

OS PEELINGS QUÍMICOS PODEM SER COMBINADOS COM OUTROS TRATAMENTOS?

Claro que sim. Contudo, vai depender  sempre da condição a tratar, do tipo de tratamento e do tipo de peeling.

Em certos casos clínicos  podemos realizar tratamentos combinados no mesmo dia ou então no tempo de intervalo do processo de regeneração celular.

 

QUANTAS SESSÕES DE PEELING  SÃO NECESSÁRIAS?

Como foi referido anteriormente cada caso é um caso, existem inúmeros tipos de Peelings químicos e os mesmos , são aplicados em cada caso especifico. O número de sessões depende de muitos fatores, exemplo:

o tipo de pele, grau de envelhecimento, fototipo e resultado esperado. Por norma uma a seis sessões, consoante a necessidade e expectativa do paciente.

 

ONDE POSSO REALIZAR UM PEELING QUÍMICO 100% SEGURO?

É realizado em consultório médico. Não  sendo é necessário a aplicação de anestesia, nem existe a necessidade de internamento clínico para este procedimento.

 

OS PEELINGS QUÍMICOS COMPORTAM CONTRA-INDICAÇÕES?

Quando se actua com um ser humano,  temos que ter a noção que podem sempre surgir complicações. Por isso a importância de uma anamnese, a realização de uma consulta prévia antes da realização de qualquer tipo de tratamento estético. As contraindicações e cuidados antes e depois do peeling serão referidas durante essa sessão

Possíveis contraindicações :

Cicatrizes, infeções, hipopigmentação (manchas claras), hiperpigmentação (manchas escuras), ardor e comichão. Todas estas situações são totalmente reversíveis com o tratamento adequado., em consultório

 

O QUE POSSO FAZER PARA EVITAR COMPLICAÇÕES?

Agendamento de consulta prévia para esclarecimento de todas as dúvidas e a preparação da pele com os produtos recomendados.

 

QUAIS OS CUIDADOS QUE TENHO QUE TER APÓS A REALIZAÇÃO DE UM PEELING QUÍMICO?

Evitar a exposição solar, colocar os produtos recomendados e seguir o protocolo combinado pelo médico especialista da medicina estética.

Partilhe este artigo