Os exossomas e benefícios na medicina estética

Graças aos seus diversos benefícios, a utilização de exossomas tem sido amplamente explorada em diferentes áreas médicas e também na medicina estética, com vários estudos a demonstrar a sua eficácia a nível do antienvelhecimento, dermatite atópica, cicatrização de feridas, crescimento capilar, entre outros.

Os exossomas são vesículas nanométricas com uma estrutura de bicamada lipídica que transporta diversas biomoléculas, incluindo lipídos, proteínas e ácidos nucleicos.Distinguem-se como principais caraterísticas dos exossomas a capacidade de atravessar barreiras biológicas e estimulação direta de células-alvo, podendo alterar as funções fisiológicas como resultado de interações celulares específicas

A pele é o maior órgão do corpo humano, representando 8% do peso corporal, desempenhando um papel relevante na vida social, sendo determinante para o nível de confiança e autoestima. À medida que o tempo avança, as mudanças físicas na pele são a primeira observação que evidencia o envelhecimento. Ao longo dos anos, tem se notado um esforço para melhorar a qualidade da pele através de tratamentos estéticos e de antienvelhecimento.

Os exossomas são benéficos para o cuidado da pele pois, devido à sua composição, podem ajudar a promover a reparação, a hidratação e a proteção da pele.

Os principais motivos do crescimento dos exossomas na medicina estética são:
• Ajudam a aumentar a produção de colagénio, reduzindo as rugas finas
• Reduzem a inflamação, com potencial efeito a nível da dermatite atópica e outras afeções cutâneas.
• Protegem a pele dos fatores ambientais, reparando danos causados pelo sol.
• Reduzem cicatrizes, regulando a função dos fibroblastos e remodelação e deposição de colagénio.
• Ajudam a aumentar a eficácia de outros ingredientes ativos, como ácido hialurónico, péptidos e antioxidantes.

Assim, estas moléculas apresentam capacidade de ajudar a melhorar o tom, a textura e a aparência da pele, pelo que fornecem vários benefícios terapêuticos e de antienvelhecimento.

A perda de cabelo é também uma constante preocupação. Os exossomas têm também efeitos benéficos ao nível do crescimento do cabelo, pois graças à sua composição, com fatores de crescimento e outras moléculas, desempenham um papel na restauração capilar por promoverem a proliferação e diferenciação de células ao nível da matriz capilar e estimular a conversão da telogénese em anagénese e retardar a progressão da catagénese.

Os exossomas têm um caminho promissor e potencial de revolucionar a medicina estética, pois têm se revelado uma opção terapêutica robusta para abordar simultaneamente uma infinidade de preocupações.

Partilhe este artigo