Medicina dentária na gravidez

A gravidez é uma fase muito especial na vida da mulher e requer cuidados mais ao nível da medicina dentária.

A saúde dos dentes não deve ser descurada sendo que na gravidez existem alterações hormonais que poderão levar ao aparecimento ou agravamento de problemas na cavidade oral.

Idealmente, deve consultar o seu dentista antes de engravidar, para avaliar o estado geral ou corrigir alguma situação que possa levantar problemas durante a gravidez, como a extração de um ou mais sisos.

É importante haver uma preocupação extra com a saúde oral na gravidez. Assim, caso não tenha sido possível avaliar o estado da sua saúde oral, deve marcar uma consulta assim que possível de modo a fazer uma avaliação. Contudo, no primeiro trimestre da gravidez não é conveniente avançar para intervenções muito invasivas como extrações de dentes ou desvitalizações. Durante a gravidez procura-se prevenir eventuais complicações orais e iniciar o tratamento de situações agudas, a concluir depois do parto.

As doenças das gengivas aumentam cerca de sete a oito vezes o risco de ter um parto prematuro e fetos com baixo peso à nascença.

Já as cáries ativas aumentam os níveis de mediadores químicos no organismo ligados à infeção, o que também pode levar a uma gravidez menos saudável. Uma grávida com cáries ativas apresenta também um maior número de espécies bacterianas que são passadas por transmissão vertical ao bebé.

É importante que a grávida evite a ingestão excessiva de alimentos salgados e doces, que favorece o aparecimento de cáries, devendo também escovar os dentes com mais frequência usando um dentífrico fluoretado, indicado pelo seu profissional de saúde

Mantenha-se informada e procure ajuda aos primeiros sintomas.

Partilhe este artigo