Jato de Bicarbonato e as Suas Indicações na Odontologia

A aplicação do jato de bicarbonato de sódio é muito eficaz  na medicina dentária preventiva, visto que, esta auxilia na remoção da placa bacteriana e permite realizar uma limpeza profunda dos dentes.

O aparelho de jato de bicarbonato é fundamental em qualquer consultório de medicina dentária, pois a sua utilização permite um  processo de profilaxia, que é a limpeza dentária realizada pelo médico dentista, mais abrangente e sucinta em comparação  à limpeza diária  realizada com a escova de dentes.

O jato de bicarbonato é um aparelho que utiliza jatos de água, de ar e de partículas de bicarbonato de sódio que são disparados com alguma pressão sobre a superfície dos dentes para remoção da placa bacteriana.

O bicarbonato utilizado no consultório de medicina dentária é específico para ser usado no processo de profilaxia, diferentemente do bicarbonato de sódio encontrado no supermercado. Dessa forma, a utilização de qualquer outro tipo de bicarbonato, que não no consultório, não é recomendada porque pode agredir os dentes.

O que diverge do bicarbonato de sódio encontrado no supermercado, quando preparado especificamente para uso odontológico, caracteriza-se por ser extrafino e menos corrosivo, causando pouco ou um leve desgaste nos dentes.

Como funciona o processo de profilaxia dentária?

A profilaxia é um procedimento odontológico importante para a saúde oral, pois além de eliminar a placa bacteriana, também age na prevenção destes e de outros possíveis problemas bucais.

O médico dentista, pode recorrer a  um leque vasto de procedimentos para a realização da limpeza dos dentes.

No entanto, o jato com bicarbonato de sódio  mostra-se muito  mais eficaz para esse fim, especialmente por consegui atingir áreas  de difícil acesso, desde fissuras ou ainda gengivas.

Normalmente, o processo de profilaxia dentária no consultório de medicina dentária apresenta as seguintes etapas:

1. Destarterização;
  2. Jato de bicarbonato;
  3. Escova prófilática;
  4. Polimento;
  5. Aplicação de flúor.

Destarterização

A destartelização é um procedimento odontológico utilizado para remover o tártaro dos dente.

Devido à sua forte aderência sobre a superfície dos dentes, o tártaro é mais resistente às limpezas comuns  em comparação à placa bacteriana.

Podemos deduzir que a destarterização deve ser executada para a remoção completa do tártaro, recorrendo ao uso de curetas para a raspagem bem como  o aparelho de ultrassom para auxiliar a fragmentação do tártaro.

Jato de bicarbonato

O jato de bicarbonato de sódio pode ser realizado após a destarterização para completar o processo de profilaxia.

Quando a destarterização não é necessária, ou seja, quando há apenas acúmulo de placa bacteriana e não de tártaro, a limpeza com bicarbonato é suficiente para realizar uma limpeza profunda e eficaz.

Com jatos rápidos de água e bicarbonato, este procedimento permite-nos realizar uma limpeza dentária profunda, além de efetuar o polimento e proteção.

Escovagem odontológica

Este é um processo optativo e é realizado apenas se o médico-dentista considerar necessário.

Com o uso de uma escova de dentes profissional e pasta dental especial, o dentista realiza uma escovagem para concluir o processo de limpeza dos dentes.

Polimento

Caso considere necessário, o dentista também pode realizar o polimento das superfícies dos dentes, deixando-as suaves e livres de manchas.

Esse procedimento é eficiente para eliminar texturas mais rugosas da superfície dentária, dificultando a aderência de placa e tártaro.

A aplicação de flúor

Por último, o médico dentista realiza a aplicação de flúor, esta etapa é muito importante na prevenção do desgaste dentário provocado por bactérias que levam ao surgimento  da cárie.

Quem está aconselhado a usar o jato de bicarbonato?

O jato de bicarbonato de sódio faz parte da odontologia preventiva e pode ser usado pelos mais diversos pacientes.  Seguidamente apresentamos quem pode e quem não pode utilizar o jato de bicarbonato:

Para quem é indicado?

• Pessoas com dentes decíduos ou permanentes;
  • Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos;
  • Pacientes com problemas periodontais, como gengivite e periodontite;
  • Pacientes com próteses dentárias;
  • Usuários de aparelho ortodôntico;
  • Pacientes fumadores e que ingiram grandes quantidades de álcool.

Quem  não pode realizar ?

• Indivíduos com patologias do foro respiratório;
  • Alterações a nível renal;
  • Indivíduos submetidos a hemodiálise.

Relembrar que os casos de contraindicação para este tipo de tratamento  deverão possuir orientação médica antes de qualquer tratamento com jato de bicarbonato de sódio.

Qual a  frequência em que a profilaxia deve ser realizada ?

Mesmo com uma limpeza diária bem efetuada, uma grande parte das vezes é impossível evitar o aparecimento da placa bacteriana  nos dentes. Considera-se então que  a profilaxia deve ser realizada com certa frequência, face a cada necessidade do paciente.

Essa frequência vai depender principalmente da realização adequada  da higienização correta dos dentes e, consequentemente, o aparecimento da placa bacteriana mais ou menos frequente em cada indivíduo.

Assim, o médico-dentista poderá aconselhar a profilaxia uma vez por ano, de  seis em seis meses ou ainda a cada três meses. Para agir mais em conformidade, será fulcral seguir  a orientação do seu dentista.

Existem desvantagens do Jato de Bicarbonato

A aplicação do bicarbonato de sódio em consultório é considerada abordagem  segura e eficaz. Nesse sentido não há a presença  de desvantagens.

No entanto, uma das principais preocupações no que diz respeito ao efeito do bicarbonato de sódio nos dentes é a  possível agressão e eventual danificação da estrutura do dente.

Por isso, o uso desse agente deve ser efetuado  unicamente por profissionais de medicina dentária e de forma intercalada, unicamente quando indicada pelo médico-dentista.

Relembrando que para manter os dentes livres de placa bacteriana, sem necessidade de recorrer a frequentes jatos de bicarbonato, o paciente deve zelar por uma higiene  oral eficaz , no seu quotidiano.