Higiene das Próteses Dentárias

As próteses dentárias devem ser higienizadas, cuidadas, reparadas e revistas com a mesma preocupação e regularidade com que tratamos dos dentes naturais. Só assim será possível manter o conforto, eficiência, segurança e estética que apresentavam no primeiro dia de utilização. Neste artigo ficará a saber alguns cuidados que deve ter em atenção:

  1. Remoção e limpeza da prótese– Após cada refeição, retire a prótese, lave-a com água morna para remover restos de alimentos e, em seguida, escove-a com uma escova de cerdas macias e um produto de limpeza específico para próteses, ou sabão neutro, evitando produtos abrasivos. 
  2. Não utilizar pasta de dentes comum – Elas podem ser abrasivas e danificar a prótese.
  3. Não use água quente – Pode deformar a prótese.
  4. Usar pastilhas efervescentes– Escovar a prótese não é suficiente. Recomenda-se que, durante 5 a 10 minutos, coloquemos a prótese num copo com água morna e uma pastilha efervescente para higienizar. Basta repetir 1 a 2 vezes por semana, é uma técnica muito útil para eliminar resquícios de alimentos que, de outra forma, dificilmente seriam removidos. Espumas igualmente especializadas poderão ser consideradas uma alternativa ao uso destas pastilhas.
  5. Enxaguar a sua prótese – No final da higiene, devemos lavar abundantemente as nossas próteses removíveis com água. E ficará pronta para colocar novamente na boca!

A adaptação das próteses tem de ser confirmada e reajustada periodicamente, pelo que as visitas semestrais ao médico dentista são imprescindíveis. Na Clínica EMC – Esthetic Medical-Dental Corporation, pode encontrar uma equipa multidisciplinar de profissionais qualificados e experientes para fazer o acompanhamento da sua saúde oral.

Partilhe este artigo