TRANSPLANTE CAPILAR

TRANSPLANTE CAPILAR

Implante Capilar

Implante capilar refere-se a um dispositivo médico fabricado para substituir ou atuar como uma estrutura biológica no corpo. Logo, o termo implante capilar refere-se à técnica de implantar, no couro cabeludo, fios produzidos de forma artificial, com material sintético bio compatível. Neste procedimento o doador não é o próprio receptor, ao contrário do que acontece com o transplante capilar.

Completando, um implante capilar é a simples colocação de fibra capilar artificial em folículos já mortos, o que significa que, embora os efeitos sejam imediatamente notados, os cabelos não crescerão. Caso um destes cabelos caia ou seja arrancado, a única solução é voltar a colocar fibra capilar nova. Num implante capilar, existe ainda a hipótese de a fibra de cabelo artificial ser rejeitada ou de causar infecções no couro cabeludo, provocando patologias dermatológicas graves.

A única vantagem desta técnica, em comparação ao transplante capilar, é o facto de os resultados serem imediatamente obtidos, isto é, o paciente sairá da clínica com o fio de cabelo artificial já no tamanho desejado. Todavia este método exige cuidados rigorosos de higiene.

Transplante Capilar

O transplante capilar caracteriza-se pelo retirar de folículos capilares de zonas mais densas do couro cabeludo para que depois sejam inseridas nas regiões mais despidas do escalpe.

Este procedimento é utilizado devido à queda de cabelo, sendo a causa mais comum, a alopecia androgenética (alopecia hereditária). A grande adversidade da alopecia androgenética, além dos próprios fatores genéticos do indivíduo, é a hormona di-hidrotestosterona (DHT). A enzima 5ɑ-redutase catalisa a DHT a partir da testosterona, originando uma hormona mais forte. Esta reação ocorre em algumas áreas do couro cabeludo, como na coroa e na zona frontal, não sendo por acaso, essas regiões as campeãs da queda de cabelo nos homens. As mulheres também produzem esta hormona mas em muito menor quantidade.

Aproximadamente de 95% dos homens calvos têm origem genética, mas praticamente todos apresentam cabelo na nuca e nas zonas laterais, estas são as regiões não afetadas geneticamente, e por consequente, hormonalmente. É precisamente por isto que estas áreas servem como doadoras de fios no transplante capilar, ao ser transplantado de uma parte do corpo para outra, o fio capilar, manterá as características do local de origem, conservando-as por tempo indeterminado, logo os fios transplantados não terão tendência a cair.

Não obstante, da mesma forma que o transplante capilar é uma solução, também pode ser uma problema, caso o método seja realizado de forma inadequada com unidades foliculares mal inseridas, sendo a solução de retirar os cabelos extremamente complicada. Posto isto, deve procurar clínicas com bons profissionais e experientes, como é o caso da Clínica MediCapilar.

Transplante Capilar com técnica FUE

A técnica FUE (Follicular Unit Extraction) é o procedimento, de transplante capilar mais usado em todo o mundo, com excelentes resultados que se traduzem num aspeto natural. No transplante de unidade folicular retira-se cabelo de áreas onde não se verifica queda de cabelo (área dadora), habitualmente sob a forma de uma fina tira de pele ou folículo a folículo. Uma vez que o recetor é o próprio doador não existe o risco de rejeição ou de reação alérgica. Prosseguindo, realizam-se micro-orifícios na zona em que queremos melhorar a densidade de cabelo e, finalmente, introduzem-se os folículos colocando um ou dois cabelos em cada orifício. O cabelo transplantado cai entre o 1º e o 2º mês. Entre o 3º e o 4º mês renasce, com um aspeto natural, e dura toda a vida.

Dependendo da área a tratar, o procedimento demora em média 7 horas, o paciente irá para casa no mesmo dia não havendo necessidade de internamento. É minimamente invasivo, totalmente indolor, utilizando-se apenas anestesia local, a cicatrização ocorre rapidamente e os resultados permanentes são visíveis ao fim de alguns meses. O resultado é tanto melhor quanto maior a espessura do cabelo e a densidade da área doadora, quanto mais precocemente efetuar o transplante capilar menor o impacto na imagem. Nos 3 dias seguintes ao transplante, o cabelo não deve ser lavado, devendo ser hidratado somente com soro fisiológico. Não deve frequentar espaços para fumadores, usar lenços ou chapéus e evitar a exposição solar.

Clínica Medicina Estética Porto | Clínica Dentária Porto | Clínica Medicina Estética Figueira da Foz

Transplante Capilar – Antes e depois

Áreas

  • Cabelo

TERAPIAS DE REAFIRMAÇÃO CORPORAL

MESOTERAPIA DE EMAGRECIMENTO

LIFTING FACIAL

ABDOMINOPLASTIA

PRESSOTERAPIA

MESOTERAPIA FACIAL

EMAGRECIMENTO PÓS-PARTO

PROGRAMAS DE EMAGRECIMENTO

DRENAGEM LINFÁTICA

TECNOLOGIA MP2 VENUS FREEZE

LIPOASPIRAÇÃO

ABDOMINOPLASTIA