A Podologia é a Ciência na Área da Saúde que analisa e investiga o membro inferior e tem como objetivo o diagnóstico e a terapêutica das patologias que afetam o pé e as suas consequências no organismo humano.

A importância do Pé

Os pés são a base do corpo, suportando todo o seu peso. Deste modo, apresentam uma elevada importância para os nossos movimentos. Os pés possuem também uma complexa rede de músculos, ligamentos e articulações, sendo sujeitos a um elevado número de lesões e ferimentos ao longo da nossa vida.

O que a Podologia trata?

• Hiperqueratoses (calos)
  • Onicocriptoses (unhas encravadas)
  • Onicogrifoses (unhas grossas)
  • Verrugas
  • Problemas causados pela Diabetes
  • Micoses na pele ou unhas
  • Problemas Estruturais e de Apoio do Pés (Pé Plano, Pé Cavo)
  • Esporão do Calcanhar
  • Dores na Planta do Pé e TornozeloDeformidades nos dedos
  • Neuromas ou nevrites
  • Dismetrias (diferentes tamanhos dos membros)
  • Palmilhas personalizadas ao tipo de pé e de patologia
  • Proteses em silicone
  • Podologia Geriátrica

Com a idade, os nossos pés ficam mais suscetíveis a lesões e doenças. Caso não sejam efetuados tratamentos adequados, estas lesões podem ter consequências muito negativas ao nível do corpo. A Podologia, ao dedicar-se em exclusivo às patologias do pé, contribui para a melhoria da qualidade de vida.

Pé Diabético

Esta patologia no pé (resultado da Diabetes), apresenta um elevado risco de aparecimento de úlceras (feridas). Quando estas úlceras não são tratadas devidamente e associadas a outros problemas (como irrigação sanguínea e dificuldade de cicatrização de feridas), poderão originar amputações. Os pés diabéticos devem ter uma atenção especial, sendo que um tratamento especializado por parte da Podologia é essencial evitar complicações graves.

Pé de Desportista

Visa o tratamento podológico das lesões provocadas pelo desporto é indispensável para proporcionar um melhor rendimento desportivo.

ÁREAS

• Pés