A Pedopsicologia (vulgarmente denominada por Psicologia Infantil) é a área da psicologia responsável por investigar e estudar as manifestações psíquicas da criança, incluindo características cognitivas, físicas, linguísticas, perceptivas, emocionais, sociais, entre outras.
Estamos assim perante a área do saber que busca determinar como as variáveis ambientais e as características biológicas da criança interagem no seu comportamento, estudando concomitantemente como ambas se relacionam e se influenciam. Tendo sempre em consideração que o desenvolvimento da criança abrange múltiplos aspetos, entre os quais destacamos o crescimento físico, as alterações psicológicas/emocionais e a adaptação social.
Neste sentido, para além de funcionar como um suporte fundamental ao exercício da especialidade médica – Pediatria – e complementar as abordagens psicológicas de carácter mais generalista, a Pedopsicologia proporciona uma orientação assertiva aos pais, um adequado atendimento em família e uma exploração ludoterapica especializada, que permite aceder às problemáticas psicológicas base de forma mais cómoda e segura para a criança e familiares.
Não sendo por isso de estranhar, que esta seja a área do saber mais indicada para resolver problemáticas como:
- Deficit no rendimento escolar;
- Doenças psicossomáticas;
- Perda de limite de conduta;
- Transtornos de conduta;
- Anorexia e bulimia;
- Incontinência fecal e urinária;
- Desvio da libido;
- Transtornos com mecanismos psicóticos.
Nota – As avaliações de QI, QE, personalidade e as orientações vocacionais, também são realizadas nas consultas da citada especialidade clínica.
Áreas