HARMONIZAÇÃO OROFACIAL NA MEDICINA DENTÁRIA
O que é a Harmonização Orofacial
A Harmonização Orofacial consiste, em corrigir rugas e os sorrisos tristes.
Quando falamos em Harmonização Orofacial (HOF) referimo-nos à procura do equilíbrio, harmonia da face. Isto é, tanto no sentido vertical como horizontal, e não simplesmente no tratamento dos sinais do envelhecimento facial que ocorrem com a idade.
Desta forma, as diversas técnicas de HOF fazem parte integrante de um correto planeamento por parte do Médico Dentista. Permitindo desta forma otimizar os resultados dos tratamentos e atingir resultados de excelência.
Quando se recorre a diversas técnicas de HOF, estamos a focar-nos em técnicas não cirúrgicas como a aplicação de toxina botulínica (comumente conhecida como Botox) e a utilização de preenchimento como o ácido hialurónico.
Ácido Hialurónico
O ácido hialurónico é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo, encontrada em maiores quantidades na pele, tecidos conjuntivos e olhos, que tem como função reter água, manter os tecidos hidratados e lubrificar as articulações, sendo normal que à medida que a pessoa envelhece, a produção de ácido hialurónico pelo corpo diminua, dai a necessidade de repor o ácido hialurónico.
O ácido hialurónico é indicado para:
- Contorno facial: bochechas, mandíbula, mento;
- Correção de olheiras;
- Rinoplastia líquida (nariz);
- Sulcos nasogeanianos;
- Linhas de marioneta ou bigode chinês;
- Lábios;
- Lóbulos da orelha;
- Correção de assimetrias e perfil da face;
- Mãos;
- Nádegas;
a) Restituir o suporte e o volume do lábio perdido;
b) Relaxamento de certos músculos que possam comprometer a estabilidade das próteses removíveis;
c) Melhoria da projeção dos tecidos moles;
d) Reduzir ou até mesmo corrigir o Sorriso Gengival bem como melhorar casos de sorrisos assimétricos;
e) Corrigir sorrisos invertidos e tristes;
f) Melhorar os sulcos nasogenianos (bigode chinês), através da sustentação da região da bochecha, conferindo também um aspeto mais suportado da porção superior do lábio e tecidos envolventes;
g) Preencher as papilas (as gengivas entre os dentes) pode ajudar na diminuição dos triângulos negros conferindo um sorriso mais saudável;
h) Opção de tratamento na atenuação da sobrecarga muscular associada a hábitos parafuncionais, como o bruxismo, e/ou hipertrofia massetérica e também como tratamento coadjuvante das cefaleias de tensão.
Neste sentido a harmonização facial tem como objetivo, o caráter estético presente nestes tratamentos são de uma grande importância e impacto na autoestima dos pacientes. Estando interligados diretamente com as suas faculdades terapêuticas.
Pois os pacientes perante situações de disfunção ou até mesmo quadros de dor, quando a sua qualidade de vida e bem-estar é devolvida, têm uma melhor resposta nos tratamentos.
Por ultimo e sem tirar valor à importância da estética na atualidade, os tratamentos de harmonização facial em conjunto com os tratamentos de Medicina Dentária permitem atingir um sorriso ainda mais bonito e conferem-lhe a importância merecida. Isto porque o sorriso é o nosso cartão de visita e uma chave importante para uma boa autoestima e saúde global.
O Botox (ou Toxina Botulínica) é um tratamento de excelência para prevenir o envelhecimento facial sendo usado no tratamento das rugas de expressão e no tratamento da hiperidrose, (suor excessivo), Sorriso Gengival, entre outros .
O Botox tem origem numa bactéria anaeróbia, Clostridiumbotulinum. (3,6,15) De entre os sete serotipos existentes a TB do tipo A é um dos mais potentes sendo que apenas os tipos tipo A e B são comercializados para fins médicos. A TB resulta da fermentação que permite a sua formação de uma maneira estável, estéril em pó seco em vácuo devendo ser diluído em solução salina sem conservantes.
O Botox, foi aprovado como fins terapêuticos em 1989 pela, FDA (Food and Drug Admnistration), é considerada segura, eficaz e reversível para atuar no domínio clínico em patologias como a dor e hipercontração muscular. No ano 2002, a FDA aprovou o Botox para tratamento da remoção de linhas faciais, hiperhidrose.
O serotipo mais utilizado é o A podendo ser utilizado em diversas intervenções na área da medicina dentária tais como: bruxismo, tratamento do Sorriso Gengival, disfunção temporo-mandibular, paralisia do nervo facial, espasmo mandibular e hipertrofia massetérica.
Após a infiltração com do Botox, este composto origina a inibição da libertação de acetilcolina no local de sinapse ligando-se à terminação neuromuscular. Posteriormente ocorre uma inativação da contração muscular, causando uma atrofia do músculo, sendo esta reversível.
Os protocolos de aplicação do Botox para o tratamento do SG, divergem um pouco, sendo a dosagem consistente, os locais de injeção podem variar originando efeitos adversos reversíveis muito escassos e temporários. Uma grande parte dos protocolos, envolve 2,0 a 2,5U (unidades) de Botox, devendo estas doses ser administradas em áreas musculares específicas.
Os músculos onde habitualmente são realizadas as infiltrações são nos responsáveis pelo movimento do lábio superior durante o ato de sorrir, entre eles destacam-se: Elevador do lábio superior, Elevador do lábio superior e asa do nariz , Zigomático maior (ZM), Zigomático menor , Orbicular da boca, localizado a 1cm lateral da asa do nariz e 3cm acima da linha labial verticalmente em homens e mulheres.
A dinâmica labial que leva ao Sorriso Gengival, foi reduzida com o uso deBotox, diminuído o movimento ascendente do lábio. Os resultados após a infiltração ocorrem na primeira semana após a aplicação do Botox, tendo uma durabilidade de quatro a seis meses.
Face à diversidade de modalidades de tratamento para o tratamento Sorriso Gengival, a abordagem considerada menos invasiva escolhida pelos pacientes é a injeção deBotox, contudo, este tratamento não nos proporciona resultados muito duradouros, necessitando de uma nova aplicação a cada 6 meses para termos os resultados desejados.
Locais onde a Toxina Botulínica pode ser aplicada:
- Rugas na testa (linhas de expressão);
- Rugas entre as sobrancelhas;
- Rugas periorbiculares;
- Hiperidrose axilar (suor excessivo nas axilas);
- Sorriso gengival;
- Músculos faciais .
Na Esthetic Médical Dental Corporation a Harmonização facial, é realizada pela diretora clínica com vasta experiência na área. A Dra Zulmira Martins Anes, médica dentista, com Mestrado integrado na área de aplicação de Botox para correção do sorriso gengival, Enfermeira generalista e especialidade em Medicina Estética em Paris, pelo Collége International de Medicine Esthetic.