Acupuntura é uma técnica milenar que que consiste na integração da medicina tradicional chinesa.
Os diversos benefícios deste tratamento têm sido cada vez mais reconhecidos. A sua aplicação tem expandido num vasto cuidar de diversas áreas da saúde humana, incluindo a saúde mental.
Depressão, transtornos de ansiedade, dependência química encontram na prática da acupuntura uma solução alternativa para o cuidado holístico terapêutico da mente e aumento do bem-estar emocional do ser humano.
Inúmeros estudos têm revelado que a acupuntura é uma terapia reconhecida. Ela age como auxilio dos tratamentos convencionais que recorrem à farmacologia com antidepressivos e psicoterapia, aliviando significativamente o sofrimento de quem apresenta, distúrbios e transtornos de saúde mental diversos.
Princípios da Acupuntura
A acupuntura tem como principal objetivo restabelecer o equilíbrio dos chamados canais meridianos. Os chineses defendem que o nosso corpo possui uma energia vital, a quem eles denominam Qi.
Neste sentido, a prática baseia -se na ideia de que os nossos maiores problemas relacionados à saúde física e mental são revelados pelo desequilíbrio dessa mesma energia. Mas quando corpo e mente estão em sintonia em perfeito funcionamento, o Qi flui através dos canais meridianos, que estão localizados em pontos específicos do corpo.
Com base neste fundamento esta tradição, às vezes o Qi fica congestionado em certas vias meridianas, levando a doenças ou distúrbios, que podem causar maiores danos ao ser humano.
O congestionamento congestionamento dos canais meridianos e consequente bloqueio do Qi podem ter uma variedade de causas, das quais podemos salientar má alimentação, stresse e traumas físicos, carga genética, etc.
Acupuntura e o bem-estar emocional
A intervenção da acupuntura, consiste em desbloquear esse fluxo de energia e tratar a fonte do problema, seja ela de caracter físico ou emocional.
Para a medicina chinesa as doenças e transtornos psicológicos têm uma relação direta com o mau funcionamento do organismo.
Nesse sentido , como princípio fundamental para equilibrar corpo e mente, a acupuntura relaciona os órgãos do corpo aos estados emocionais para a aplicação da técnica de agulhamento.
Tudo parte do princípio da Teoria dos 5 Movimentos, segundo a filosofia chinesa.
Esta teoria é desenvolvida na medicina tradicional, da qual a acupuntura faz parte, e traça um paralelo entre os elementos da natureza – água, fogo, terra, madeira e metal – e o corpo humano.
A partir disso, os órgãos são classificados de acordo com cada um desses cinco elementos a referir:
Os exemplos de classificação dos principais órgãos e respetivos elementos associados são os seguintes:
- rins = água
- coração = fogo
- fígado = madeira
- pulmões = metal
- baço/pâncreas = terra
E onde as emoções e a saúde mental estão interligadas?
A medicina tradicional chinesa esta, segue o princípio de que cada emoção está interligada a um determinado órgão e, consequentemente, a um dos elementos. As emoções são:
Alegria (coração), tristeza (pulmão), raiva (fígado), preocupação (baço-pâncreas) e medo (rins).