Como Deve Ser Feita a Higiene Oral na Gravidez?

O que é preciso saber sobre a saúde bucal da gestante? - CordVida

No período de gravidez, a limpeza da boca deve ser feita com um cuidado redobrado, mas seguindo o procedimento habitual:

  1. 1. USAR UMA ESCOVA MACIA – Sobretudo na fase de gravidez, em que as gengivas estão mais sensíveis, não use escovas duras. Lembre-se que escovar os dentes não significa esfregá-los a todo o custo e proteja o esmalte e as gengivas.
  2. USAR PASTA COM FLÚOR – Existem diversas pastas dentífricas disponíveis no mercado. Por isso, garanta que utiliza a recomendada pelo seu médico dentista e que essa solução contém flúor (normalmente, cerca de 1250 ppm), essencial para prevenir as cáries.
  3. TÉCNICA DE BASS – Nos adultos é aconselhada esta técnica, que consiste em inclinar a escova num ângulo de 45 graus contra a gengiva, e escovar horizontalmente nesta posição. Desta forma, consegue limpar o espaço existente entre a gengiva e o dente, chamado de sulco gengival, que é a zona onde se inicia a inflamação das gengivas.
  4. ESCOVE TODAS AS SUPERFÍCIES – Com movimentos curtos e suaves ao longo de toda a arcada, escove ambas as superfícies interna, externa.
  5. USAR O FIO DENTÁRIO – O uso de fio dentário é a única forma de remover eficazmente os restos alimentares entre os dentes. Desta forma, previne também a possível formação de cáries e a inflamação gengival. Deverá fazê-lo uma vez por dia, antes da escovagem. No entanto, utilize-o com muito cuidado, para evitar cortes nas gengivas (que se encontram  mais sensíveis na fase de gravidez). Em vez do fio dentário, pode usar fita dentária.
  6. FAÇA A HIGIENIZE DA LÍNGUA – Para completar o trabalho e lavar a sua boca por completo, não se esqueça de escovar também a língua. Faça-o de forma suave, da base até à ponta, removendo as bactérias que se alojam nessa zona. Poderá́ utilizar a sua escova ou ainda um raspador lingual.

ESCLAREÇA TODAS AS SUAS DÚVIDAS EXISTENTES

Os passos referidos  anteriormente são os mais importantes para o atingimento de uma boa higiene oral. No entanto, se num caso normal já é aconselhado que procure informação especifica para o seu caso, se estiver grávida é ainda mais importante que o faça.

Consultar o seu médico Dentista é a única forma de entender todas as suas necessidades e os cuidados que deve ter no dia-a-dia. Por isso, não hesite em recorrer a um profissional, esclareça todas as suas dúvidas e Sorria .

Partilhe este artigo