Carie dentária nas crianças

A cárie dentária nas crianças é a doença crónica que mais prevalece na infância. É uma patologia infeciosa, transmissível, resultante da atividade de bactérias específicas que aderem à superfície dentária, metabolizam açúcares e produzem ácidos que ao longo do tempo provocam desmineralização dentária.

Manifesta-se por um padrão característico de lesões brancas (manchas ou linhas) de esmalte desmineralizado e quebradiço nos incisivos superiores e molares. Sem tratamento atempado, evoluem rapidamente para cavidades acastanhadas consideráveis.

O fator principal e mais comum na maioria das cavidades das crianças é a falta de higiene oral. A forma mais eficaz de prevenir a cárie dentária é adotar uma boa higiene oral e isto deve ser feito logo que os primeiros dentes de leite comecem a crescer.

A limpeza deve-se iniciar mesmo antes da erupção dos primeiros dentes, entre o 2º e 3º mês de vida do bebé, para o ir habituando à manipulação da boca. Nesta fase deverá ser realizada, pelo menos, uma vez por dia, na altura do banho, uma vez que já está a ser manipulado pela mãe ou pelo pai.

Com a erupção dos dentes, a higiene oral deve, no mínimo, ser realizada duas vezes por dia, de manhã e à noite. O objetivo da higiene oral é eliminar a placa bacteriana.

A higiene oral mais importante é aquela que é realizada antes da criança ir dormir porque durante o período do sono há uma diminuição da secreção salivar, com a consequente diminuição do efeito de limpeza e da capacidade tampão da saliva, aumentando a possibilidade de agressão ao esmalte pelas bactérias.

Por último e não menos relevante, de referir a importância das consultas de Odontopediatria desde o nascimento do primeiro dente. Só desta forma é possível prevenir a cárie dentária nas crianças e garantir a sua saúde oral e o seu bem-estar.

Partilhe este artigo