Abcesso Dentário

O que é um abcesso Dentário?

Um abcesso dentário tem como designação, uma quantidade de bactérias invasoras que são atacadas pelas células de defesa do organismo (leucócitos) e as células mortas nesse combate se desintegram formando o pus, junto do dente ou da gengiva. Se for no dente (na ponta da raiz do dente) é denominado de abcesso periapical, já na gengiva (junto à raiz do dente) é chamado de periodontal. Ambos os casos ocorrem derivado a uma infeção bacteriana sendo os principais fatores de risco, originados por múltiplas razões. Nomeadamente, uma dieta rica em açucares ou a falta de higiene oral, são considerados os principais fatores de infeção.

Após a bactéria se instalar numa cavidade entre a gengiva e a raiz do dente, irá criar uma infeção. Esta se não tiver o tratamento apropriado irá desenvolver um abcesso. Os sintomas iniciais de um abcesso dentário são:

• Dor de dente
  • Sensibilidade
  • Vermelhidão na área afetada
  • Mau hálito

Outros sinais de um abcesso dentário podem ocorrer, tais como:

• Inflamação na gengiva (gengivite)
  • Cáries
  • Sensibilidade ao toque
  • Drenagem de pus
  • Dificuldade de abrir a boca ou mastigar.

Como prevenir um abcesso dentário?

Boas práticas de higiene oral, são sempre a melhor forma de prevenir um abcesso dentário, reduzindo assim o risco de o desenvolver. As visitas frequentes ao seu médico dentista, são também a forma de prevenir o seu aparecimento, pois o seu dentista irá examinar os dentes traumatizados logo que possível e evitar a sua evolução.

Se ainda não visitou o seu dentista, marque uma consulta de prevenção e evite este tipo de problemas.