A Rinoplastia

O que é a rinoplastia?

A rinoplastia é uma cirurgia de pequeno porte, que remodela a estrutura nasal, tanto óssea quanto a parte cartilaginosa, procurada por grande parte da população para melhorar a estrutura do nariz e para pessoas que têm dificuldades relativas à respiração.

Geralmente, a rinoplastia é associada com uma cirurgia funcional nos pacientes que têm dificuldade de respirar, sendo ligada a correção de desvio de septo e hipertrofia de corneto. A procura por rinoplastia é bastante comum para arrebitar a ponta, modelar o dorso e para reduzir o tamanho do nariz, são pedidos constantes.

Este tipo de cirurgia permite com que o nariz fique com aspeto mais harmónico ajudando também nos problemas nasais.

Idade para realizar a rinoplastia

A procura por este tipo de cirurgia é tanto para homens como para mulheres, porém a indicação é que seja realizada a partir dos 15 anos. Pacientes acima de 60 anos podem passar pelo procedimento, no entanto é necessário uma avaliação criteriosa sobre o assunto, bem como a realização de exames específicos. Pacientes acima dos 60 anos possuem a pele mais grossa e a cartilagem mais fraca devido à idade. Desta maneira colocamos o paciente dentro da expectativa do que é possível realizar nesta faixa etária com a rinoplastia.

Como é feito o procedimento?

Como qualquer procedimento cirúrgico deve ser realizado num centro especializado, com anestesia geral para proteção da via aérea. Quando se realiza a rinoplastia, geralmente não é necessário permanecer internado, tendo normalmente a possibilidade de ir para casa no mesmo dia e a recuperação leva cerca de uma semana.

Tipos de Rinoplastia

Existem 3 técnicas para operar o nariz:

  • Rinoplastia fechada;
  • Rinoplastia em forma de delivery, chamada de alça de balde: consegue-se ver um pouco mais as estruturas do nariz, libera um pouco mais as cartilagens;
  • Rinoplastia aberta: consegue ter um controle total das estruturas nasais e é a técnica mais modernas e mais utilizada. Os pacientes que realizam a rinoplastia, geralmente associam com outras cirurgias estéticas.

Pós-operatório

O pós-operatório leva em média uma semana de repouso, com curativo no nariz que não pode ser molhado. O paciente tem a possibilidade de voltar ao trabalho na semana seguinte e realizar também as atividades normais, evitando apenas atividades físicas por 40 dias e evitar atividades físicas de contacto por quatro meses, para que não haja o risco de lesionar ou quebrar alguma cartilagem.

 

Partilhe este artigo