Aftas: A Saúde Oral

As pequenas Úlceras orais esbranquiçadas a que nos habituámos a chamar Aftas são lesões benignas e inofensivas apesar de dolorosas. As Aftas formam-se na mucosa oral, geralmente na parte interna das bochechas, lábios, língua ou no céu da boca.
Estas podem ser um verdadeiro incómodo, especialmente ao comer ou beber, chegando até a dificultar a fala.

A etiologia das Aftas é desconhecida, no entanto, já se sabe que há uma relação entre o seu aparecimento e a existência de uma disfunção local no sistema imunitário.

Outros fatores desencadeantes são, stress, traumatismo intraoral-como mordidas acidentais, alterações hormonais, alguns alimentos como ananás, nozes, chocolate e outros alimentos com glúten, alteração do pH oral e fatores genéticos, imunológicos ou microbiológicos.

Mas sabia que a saúde oral pode desempenhar um papel fundamental para prevenir o aparecimento dessas feridas?

Uma boca saudável é essencial para a nossa saúde geral e bem-estar, assim como para manter um sorriso bonito.
No entanto, sem os cuidados necessários, pode acumular bactérias e outros micro-organismos, transformando-se num local propício ao desenvolvimento de úlceras. Além disso, a placa bacteriana e o tártaro podem causar inflamação nas gengivas, o que também pode contribuir para o seu aparecimento.

A prevenção de aftas pode ser tão simples como manter uma boa rotina de higiene oral e cuidados de bem-estar. Destacamos algumas dicas:

  • Escovar os dentes, pelo menos duas vezes por dia, com elixir oral sem álcool e fio dentário;
  • Visitar o dentista regularmente, permitindo a deteção precoce de problemas e a realização de limpezas regulares;
  • Manter uma alimentação saudável, fortalecendo o sistema imunitário e beber bastante água;

Ainda assim as aftas podem surgir sem uma explicação óbvia. Felizmente costumam desaparecer naturalmente, após alguns dias. Entretanto, em caso de desconforto, pode aplicar medicamentos, ou pomadas, localmente de forma a reduzir a dor e inflamação na hora de comer.

Qualquer lesão que se prolongue além das 3 semanas sem sinais de melhoria ou cicatrização deve ser avaliada pelo Médico para diagnóstico diferencial, nomeadamente de cancro oral.

Lembre-se, ao cuidar da sua saúde oral, estará a dar um passo importante na prevenção de aftas e a promover a sua saúde e bem-estar em geral.

Partilhe este artigo