PRP – Plasma Rico em Plaquetas

O que é o PRP – Plasma Rico em Plaquetas?

O PRP, ou Plasma Rico em Plaquetas, é um procedimento não invasivo que utiliza o próprio sangue do paciente para promover a cicatrização e o rejuvenescimento da pele e dos tecidos.

Neste tratamento de rosto, uma pequena colheita de sangue do paciente é centrifugada de forma a separar o PRP do resto do sangue. Posteriormente, o PRP (com elevada concentração de plaquetas) é reinjetado no paciente com recurso ao microagulhamento ou mesoterapia, libertando assim na derme os fatores de crescimento. O resultado final é uma pele hidratada, com maior brilho e elasticidade.

 

Para que serve?

O PRP oferece vários benefícios para a pele e cabelo. Alguns desses benefícios incluem:

Melhorar a textura da pele…

O PRP estimula a produção de colagénio e elastina, componente chave para suavizar a textura da pele e torná-la mais uniforme e firme.

 Aumentar luminosidade e brilho da pele do rosto…

Ao promover a regeneração celular e melhorar a circulação sanguínea na área tratada, o PRP melhora a saúde geral da pele, dando origem a um rosto mais revitalizado, com um brilho natural e saudável.

 Melhorar o aspeto de rosto cansado…

O tratamento com PRP ajuda a revitalizar rostos cansados, reduzindo sinais de fadiga e stress.

 Reduzir Rugas finas…

A capacidade do PRP de estimular a produção de colagénio permite diminuir a aparência de linhas finas e rugas, especialmente aquelas em torno dos olhos, boca e na testa, dando à pele uma aparência mais rejuvenescida.

 Reduzir visibilidade de cicatrizes…

O PRP é benéfico na redução da visibilidade de cicatrizes, incluindo cicatrizes de acne, por meio da regeneração de tecidos.

 Reduzir flacidez…

O enriquecimento de colagénio e a melhoria na elasticidade da pele resultante do tratamento com PRP ajudam a combater a flacidez. Este tratamento é particularmente eficaz em áreas como o rosto e o pescoço, onde a flacidez é mais notável.

 Promover o crescimento capilar…

O PRP também tem sido aplicado em tratamentos para a queda de cabelo, como a alopecia androgenética. Ele pode estimular os folículos capilares a entrar na fase de crescimento, levando a uma melhora na densidade e na saúde do cabelo. Saiba mais em PRP Capilar.

 

Como funciona?

O Plasma Rico em Plaquetas é caracterizado por uma alta concentração de fatores de crescimento, podendo ser até cinco vezes superior à encontrada no plasma sanguíneo não manipulado. Esses fatores são cruciais para a geração de novas células e para a síntese de proteínas importantes, como colagénio e elastina, que são essenciais para manter a elasticidade e a firmeza da pele.

Na área médica, o PRP é cada vez mais utilizado devido à sua capacidade de estimular a regeneração celular e aprimorar a qualidade dos tecidos e, por esse motivo, está cada vez mais presente em procedimentos de medicina estética.

 

Áreas de aplicação

O Plasma Rico em Plaquetas é maioritariamente utilizado para tratamentos de pele no rosto, pescoço e, por vezes, nas mãos. Como mencionado anteriormente, o tratamento através de PRP também pode ser aplicado no couro cabeludo, para promover o crescimento capilar (PRP Capilar).

Partilhe este artigo