SUPLEMENTOS DE COLAGÉNIO: REAL BENEFÍCIO PARA A PELE?

De certeza que já ouviu falar sobre suplementos de colagénio e, provavelmente se questionou, sobre o verdadeiro benefício da sua toma.

O colagénio é uma proteína produzida pelo nosso organismo, numas células chamadas fibroblastos, e que predomina no tecido conjuntivo, o que inclui a pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagens.

A nível da pele, o colagénio é mesmo o seu principal constituinte (95%) e, em conjunto com a elastina, contribui para manter a estrutura, estabilidade, resistência e elasticidade das camadas da pele.
O envelhecimento da pele pode ser de dois tipos:

  • Extrínseco, causado por fatores nocivos externos ao nosso organismo, como o tabagismo, álcool, stress, privação de sono e exposição crónica ao sol. Este é o tipo de envelhecimento que pode ser evitado e depende das escolhas diárias de cada um de nós;
  •  Intrínseco, ou seja, causado pelo natural e inevitável avançar da idade.

Com o avançar da idade, as fibras de colágeno tornam-se mais espessas, curtas, fragmentadas e, consequentemente, vão sendo perdidas.

Estima-se que, a cada ano, perdemos cerca de 1% do colagénio da pele. Associadamente, também a elastina e o ácido hialurónico vão sendo perdidos. Isto contribui para a redução da espessura, hidratação, firmeza e elasticidade, resultando em rugas e flacidez.

Existem diversos tratamentos, desde injetáveis até aparatologia, para mitigar esses sinais de envelhecimento e permitir um envelhecimento saudável e jovial.

Saiba mais: Bioestimulação de Colagénio – O que nunca lhe contaram!

Mas e quanto aos suplementos de colagénio? Realmente estes podem contribuir para a prevenção e melhoria da nossa pele?

Estudos científicos têm abordado essa questão, indicando que a suplementação oral com colagénio hidrolisado pode estimular a produção de novo colagénio pelos fibroblastos e aumentar a densidade e o diâmetro das fibras de colagénio, permitindo melhorar a hidratação, elasticidade, firmeza e densidade das camadas da pele, reduzindo assim a flacidez e as rugas visíveis.

Os estudos afirmam ainda que a suplementação é segura e bem tolerada e mostram preferência pelas fontes marinhas de colagénio.

É crucial escolher suplementos com colagénio hidrolisado em concentrações adequadas, associados a co-fatores como vitamina C. Estes garantem que o colagénio seja absorvido pelo nosso organismo, distribuído pelos tecidos e que consiga atuar.

Este é o aspeto fundamental e que tem de ter em atenção na escolha do seu suplemento de colagénio considerando que nem todos são iguais ou eficazes!

Nas Clínicas Esthetic Medical Dental Corporation – EMD , recomendamos COLAGEN Golden e Hyalurovance, colagénios hidrolisados e marinhos que atendem a esses critérios.

Partilhe este artigo